Se o defensor central jogar todos os três jogos, ele vai se igualar a Gento, Xavi e Sanchís como os jogadores que mais estiveram em campo no maior jogo do planeta. Até hoje, o jogador tem 39 duelos contra o Barcelona, 39 como titular. Se ele atingir 42 como titular, repetirá a conquista da Galerie del Cantábrico, o único dos três míticos do clássico que sempre foi um título.
Ramos não se lembra de sua primeira vez com carinho. O dia em que o Ronadinho foi aplaudido do Santiago Bernabéu foi também a estreia do zagueiro nos clássicos. E Messi, a propósito. Desde então, ele marcou 39 jogos contra o Barcelona, com quatro gols e cinco expulsões em seu registro. E ele vai chegar a quarenta no Camp Nou, onde marcou dois gols.
O primeiro, em 2006-07, em um dia chave para o título branco subseqüente em LaLiga. Algo semelhante ao seu próximo gol no Camp Nou, o 1-1 aos 90 minutos na temporada 16-17.
Nos últimos jogos, Ramos voltou a apresentar o melhor nível. O melhor Ramos chega no melhor momento da temporada. Agora é quando o Real Madrid precisa mais dele, com a dobradinha de jogos contra o Barcelona na Copa do Rey, o derby do Metropolitan, o clássico em LaLiga no Bernabéu e as oitavos-de-final contra o Ajax em poucas páginas do calendário. “Vamos jogar tudo, a Liga dos Campeões, LaLiga e a Copa del Rey, agora temos que estar bem, chegamos em um estado de forma sensacional”.
Desde aquele clássico de novembro de 2005, Ramos sempre foi o protagonista. E nesses três jogos quase consecutivos em que ele vai ver novamente Messi e companhia, ele será novamente. Alguém imagina Sergio fazendo um Panenka no Camp Nou? Ninguém descarta se o árbitro apitar um pênalti a favor do Real Madrid.
Ramos tem três jogos para se tornar eterno, quatro para ficar como o único ocupante de uma sala privilegiada na história do futebol. Ter a gigantesca honra de ter disputado mais vezes do que qualquer um o melhor jogo de todos. Com tudo o que já brilha em seu registro, essa conquista será um reconhecimento a mais em uma carreira tremenda em que ele ainda tem desafios. O primeiro, vingar o jogo da Liga 5-1.