O Real Madrid pode ganhar com a saída de Marcelo… E com a chegada de Alaba

Com boa atuação e golaço de Casemiro, Real Madrid bate o Sevilla por 2-0
19 de janeiro de 2019
Hazard já teria pré-acordo com o Real Madrid e Eriksen poderia chegar por até €84 milhões
22 de janeiro de 2019

Marcelo e Alaba se cumprimentam após confronto na Champions League. Fonte: Defensa Central

Compartilhe

Perto de completar 31 anos de idade, o lateral-esquerdo Marcelo vive um momento conturbado no Santiago Bernabéu, chegando inclusive a perder a posição de titular para o jovem Reguilón. Longe de seu melhor rendimento, além de um possível interesse da Juventus em seus serviços, constantemente noticiado pelos periódicos europeus, o brasileiro pode estar em sua última temporada com a camisa merengue. Após tantos anos de conquistas e alto nível, talvez o momento de terminar essa bonita trajetória tenha se aproximado e, tanto o jogador, quanto o clube, podem se beneficiar desse desfecho.

A idade chega para todos e no futebol não é diferente. Os melhores anos de Marcelo já se foram e, tanto o Real Madrid, quanto todos os madridistas, tiveram o privilégio de desfrutar destes. A posição de lateral exige um preparo físico e uma consciência tática muito forte, sobretudo sem bola, algo que, pela idade do brasileiro e por sua condição física, que não é colocada em discussão pela primeira vez, torna-se difícil de se atingir. Com a bola nos pés, não se duvida da qualidade de Marcelo, mas sua vocação ofensiva não compensa a vulnerabilidade de seu setor. O fato do brasileiro defender mal e não transmitir segurança neste aspecto desequilibra a equipe… E custa pontos importantes ao Real Madrid.

Marcelo em um treinamento com o Real Madrid. Créditos: Rafa Casal / MARCA

A condição física do brasileiro já vinha sendo alertada desde a Era Ancelotti, tanto que o limitado Coentrão chegou a ser titular em partidas importantes. Tudo foi devidamente trabalhado internamente e, posteriormente, solucionado. Porém, o momento pode estar indicando que a solução, para agora e daqui em diante, seja liberar a saída do brasileiro, que pode se motivar com um novo desafio e por se reencontrar com Cristiano Ronaldo na Itália. Após se beneficiar dos melhores anos de Marcelo, a operação seria interessante no ponto de vista financeiro, pois o atleta ainda está valorizado no mercado, mas também no ponto de vista de rendimento em campo, uma vez que um ótimo jogador pode substituí-lo e suprir as carências que a equipe sofre. Quem poderia substituí-lo? David Alaba.

Versátil, podendo atuar também como zagueiro e centrocampista, o qualificado austríaco de 26 anos seria o melhor nome possível para reforçar o setor a partir da temporada 2019/2020. Excelente no ponto de vista técnico e muito forte em termos de consciência tática, Alaba foi apontado pelo Defensa Central como o principal objetivo merengue para reforçar a defesa e seu nome já foi relacionado com o Real Madrid em uma série de oportunidades, quando Ancelotti e, posteriormente, Zidane, comandavam o elenco. Há alguns meses, o pai do jogador confirmou o interesse madridista no atleta pertencente ao Bayern, que tende a ser o principal obstáculo de uma futura negociação.

Alaba em disputa de bola em partida contra o Real Madrid na Champions. Fonte: BEIN Sports

O clube bávaro não facilitará a saída de Alaba, que é um jogador importante para a dinâmica da equipe. São duros negociadores e inclusive um elevado montante de euros pode não ser suficiente a convencê-los. Casos como o de Robert Lewandowski e inclusive Franck Ribéry (muito anos atrás), quando associados ao clube merengue e não liberados, evidenciam o quanto é difícil negociar com o clube de Munique. A vontade do jogador pode pesar, é claro, mas sobretudo, a paciência nas negociações deverá existir.

No futebol tudo muda e acontece rapidamente, com a janela de verão podendo trazer muitas novidades ao Santiago Bernabéu. Até lá, conforta a boa partida realizada por Reguilón diante do Sevilla e poderia tranquilizar ainda mais o fato de Marcelo conseguir recuperar um bom rendimento, só depende dele.

Que jogue o melhor e que o Real Madrid siga competindo.

 

Autor

Bacharel, Licenciado e Especialista em Educação Física.
Mestre e aluno de Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias.
Treinador de futebol habilitado pela The FA (Inglaterra) – Nível 1.
Idiomas: Português (brasileiro), Inglês, Espanhol e Italiano.

Instagram e Twitter: @ericmrlima
E-mail: [email protected]
Site: mafiamerengue.com


Compartilhe
Eric Lima
Eric Lima
Bacharel, Licenciado e Especialista em Educação Física. Mestre e aluno de Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Treinador de futebol habilitado pela The FA (Inglaterra) - Nível 1. Idiomas: Português (brasileiro), Inglês, Espanhol e Italiano. Instagram e Twitter: @ericmrlima E-mail: [email protected] Site: mafiamerengue.com
%d blogueiros gostam disto: