Santiago Solari parece ter trazido de volta a forma de jogar usada pelo Real Madrid em sua recente era de ouro, utilizando sempre a mesma base na forma de jogar, a objetividade. Com o antigo treinador, Julen Lopetegui, esse estilo de jogo foi deixado de lado por um de posse de bola alta e muita troca de passes. E essa tentativa de Lopetegui de mudar o estilo do Madrid foi claramente falha. Mesmo com uma média de 65,7% de posse de bola em 14 jogos, foram apenas 6 vitórias, com 2 empates e 6 derrotas. A partida que sacramentou essa tentativa falha e que culminou na demissão do técnico espanhol, foi a derrota humilhante para o rival Barcelona, pelo placar de 5-1.
A mudança chave
Promovido do Castilla (a princípio temporariamente), Santiago Solari trouxe de volta o brilho para a equipe. A equipe aumentou sua média de gols por partida (de 1,5 para 3,75 gols por partida), além de vencer os 4 jogos que fez, marcando 15 gols e sofrendo apenas 2 (na partida contra o Celta, em Balaídos). A posse média da equipe caiu de 65,68% para 57,19%. Outra melhoria clara foi a do sistema defensivo( como é visto claramente pelo número de gols sofridos).
Por que “velho” Real Madrid?
Tudo o que Solari está fazendo é trazer de volta a base do futebol usada por Zidane. Qual seria essa base? A objetividade, a qual o time merengue sempre usou nos últimos anos, e que foi extremamente vitoriosa, com 3 títulos de Champions League seguidos, e 4 nas últimas 5 temporadas.