O Bayern de Munique mudou seus planos com relação a James Rodriguez. Após a derrota no clássico alemão contra o Borussia Dortmund (2-3), no último sábado, Uli Hoeness, presidente do clube bávaro, anunciou que o clube buscará uma mudança radical na próxima temporada e o colombiano será um dos cortados do atual elenco. Conforme relatado pelo jornal alemão Kicker, o orçamento para a renovação do elenco totaliza 200 milhões de euros, sendo assim, os 42 milhões necessários para exercer a opção de compra por James não está mais nos planos da diretoria do clube vermelho e branco. Se confirmado, James retornaria ao Real Madrid, com o qual ele ainda teria um contrato em vigor até 2021.
Nem o jogador nem o Real Madrid têm o direito de votar ao decidir o futuro da estrela colombiana. Conforme revelado por Karl-Heinz Rummenigge, gerente geral do clube de Saebener Strasse, a opção de compra estabelecida no contrato entre os bávaros e os merengues é unilateral. Ou seja: o Bayern decide. E esta decisão pareceu firme no verão passado, quando o próprio Rummenigge expressou sua vontade de adquirir os direitos do atacante e construir o Bayern de amanhã em torno de sua figura. O próprio James também reiterou seu desejo de continuar na Alemanha em mais de uma ocasião, mas sua situação atual na equipe liderada por Niko Kovac parece ter mudado tudo.
Seu confronto com Kovac
O artilheiro da Copa do Mundo de 2014 não é lembrado pelo treinador croata, que não o deixou jogar nem sequer um único minuto nos dois últimos jogos contra o AEK e contra o Borussia Dortmund. Além disso, James sofreu uma lesão no joelho na terça-feira que, certamente, irá tirá-lo dos campos de futebol até o próximo ano. Se o sul-americano começou a florescer na última temporada sob o comando do veterano Jupp Heynckes, com Kovac no banco bávaro a situação se contorceu para tal ponto em que o colombiano viria a ser contra o técnico no vestiário.
Segundo relatou o jornal Bild, existe uma falta de disciplina por parte de James que irrita Kovac. Durante aquecimentos antes dos jogos ele não se exercita com intensidade e chegou tarde para o local de encontro antes da partida contra o Borussia Dortmund, algo que, mais uma vez de acordo com a Bild, condenou-o a assistir o jogo do banco, no Signal Iduna Park. Seus colegas, por outro lado, continuam a falar maravilhas sobre ele. “Do meu ponto de vista, é o melhor jogador da nossa equipe e da Bundesliga em geral”, foram as palavras de Sandro Wagner, que pode ser interpretado como um aceno para Kovac. O próprio James não fala sobre seu futuro há meses. Parece irritado. Ele quer sair. E o Bayern sabe disso.