O lateral brasileiro Marcelo segue em processo de tratamento de um espasmo muscular sofrido no jogo contra a Sérvia. O diagnóstico mais detalhado revela um espasmo na musculatura estabilizadora da coluna. O jogador já demonstrou sinais de melhora após ser medicado e deve estar bem para a partida contra o México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Partida essa que ocorre na próxima segunda-feira (02/07), às 11h (horário de Brasília), em Samara.
Porém, o que é um espasmo muscular?
Segundo a dra. Nicole Geovana, do site “Médico Responde”, um espasmo muscular é uma contração involuntária de um músculo ou de um grupo de músculos. Geralmente a contração é acompanhada de uma dor localizada. O espasmo é um mecanismo de proteção dos músculos, que ocorre em resposta a, por exemplo, alguma lesão. Para prevenir novas lesões e avisar à pessoa que algo está errado, o organismo gera dor e rigidez no local do espasmo.
O que causa um espasmo muscular?
Ainda de acordo com a dra. Nicole Geovana, o espasmo pode ter várias causas: estresse, sobrecarga muscular, má qualidade do sono e pancadas são alguns exemplos de causas do problema.
Segundo o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, o que pode ter influenciado o mau jeito na coluna de Marcelo foi o colchão mais macio do hotel de Moscou. Uma noite de sono com postura ruim e a tentativa de arrancada teriam sido as causas do espasmo do lateral. Lembrando que Marcelo sentiu a coluna após uma tentativa de arrancada no jogo contra a Sérvia, sendo substituído com menos de 10 minutos de jogo.
Filipe Luís, que entrou no lugar de Marcelo, fez uma boa partida, sendo seguro defensivamente e apoiando bem o ataque.